segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Viajante legal não abandona o animal!!

Não abandone seu amigo para viajar. Ele também quer festejar!Nas férias de fim de ano e no carnaval, não esqueça o seu animal.
Não faça do seu passeio um pesadelo pra ele! 
dogviagem   O abandono é a consequência da irresponsabilidade daqueles que pensam muito vagamente, ou nem pensam neste assunto e que resolvem o problema de uma forma desumana e cruel para o animal. Muita gente acha que nas ruas ele terá alguma chance de sobrevivência. Isto é um grande engano, 90% deles morrem logo após o abandono: por causa de doenças, brigas, fome, depressão, atropelamentos (ficam com fraturas expostas, paralíticos...) e muitos são vítimas de maus-tratos. Nas ruas, os animais têm uma morte lenta, dolorosa e solitária. Em abrigos, sempre superlotados e sem dar as mínimas condições necessárias para viverem saudáveis e felizes, eles morrem doentes e depressivos.
Algumas pessoas deixam o animal sozinho em casa com ração e água à vontade achando que dará para alimentá-lo até o dia em que voltarem. Isso é um grande erro! O animal não sabe reservar comida (que terminará antes do tempo ou estragará) e a água ficará suja. Comida exposta tende a ficar com larvas de insetos o que trará verminoses para o animal e se tiver mais de um animal na casa eles poderão brigar pelo alimento.

O animal também corre o risco de ficar deprimido, latir muito com a falta do dono, ser envenenado por isso, além de sofrer acidentes pelo desespero com os fogos de artifício comuns nas festas de fim de ano (caem de terraços, se enforcam com a corrente (nunca deixe o animal preso a correntes sozinho) fogem e são atropelados, etc.
Algumas sugestões:
• Antes de viajar, certifique-se que o hotel aceita animais e informe-se quais as condições exigidas. Faça a reserva de alojamento, se o animal for de grande porte informe-se se tem boxe disponível e faça a reserva. Caso queira viajar para o exterior com o seu cão e/ou gato deve tomar as devidas precauções com a documentação deste. Certifique-se, junto da Embaixada do país para onde se deslocar, quais os requisitos necessários para a entrada do animal no país.

• Recorra à serviços particulares, como os hotéis próprios para animais, chegue a um acordo contratual sobre as condições de pagamento para a alimentação e cuidados a prestar ao animal. Verifique pessoalmente as condições de bem-estar que o hotel proporciona ao animal.

• Fale com colegas, amigos ou familiares que também tenham animais. Tente fazer uma permuta: tome conta do animal deles quando estes forem de férias e eles ficam com o seu quando chegar as suas férias.

• Informe-se sobre quais as empresas que vão a casa tratar dos animais, pois já existem empresas especializadas. Saiba quais os custos e se estiverem dentro das suas posses, adote este sistema. É uma boa solução para os animais, pois não se vêem privados do seu local habitual, principalmente no caso dos gatos, pois estes animais são muito sensíveis e muito ciosos do local em que vivem.

• Se puder, leve o animal consigo na viagem (esta é a melhor opção) e viajando de carro só tem de respeitar as seguintes regras:

- O animal deve viajar no banco de trás, acompanhado ou devidamente condicionado (caixas de transporte) para não pular para o banco da frente.

viagemcaes

- As janelas devem estar abertas o suficiente, mas de modo ao animal não poder saltar nem colocar a cabeça de fora, pois causa otites, nevrites e possíveis traumatismos.

- Quando parar durante o percurso passeie com o animal durante uns minutos para que ele possa se movimentar, o que o acalma para o resto da viagem e também para satisfazer as suas necessidades fisiológicas (não se esqueça de levar um apanhador de dejetos). Nunca abra a porta sem ter o animal com coleira e corrente.

- Se tiver que deixar o animal durante algum tempo dentro do carro certifique-se de deixar as janelas com uma fresta aberta para que o ar circule e procure deixar numa sombra, nunca ao sol.

• Ao viajar com o seu animal este deve estar devidamente identificado com a plaquinha na coleira onde conste o nome do animal e o número de telefone do contato. 

- Veja também:http://www.viagensmaneiras.com.br/ - Tutor viaja o mundo com seu amigo cão. 

ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME AMBIENTAL. DENUNCIE.
Lei Federal 9605/98 art 32.

2 comentários:

  1. certissimo! os meus quando viajo ficam na casa do meu irmão, e quando ele viaja os dele vem p minha^^ bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh eu vi que vc está com visitante!!! Espero que a Clarice esteja curtindo o priminho!!!! rsrsrsrs Bjao!!!

    ResponderExcluir