sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alerta Grave

Pessoal, estou compartilhando, mas não tive tempo de verificar a autenticidade e veracidade da informação, ok?!

Bjao!!!!

"ALERTA GRAVE: 'resgatador profissional' de animais seda animal sem presença de veterinário - animal morre poucas horas depois.

ALERTA GRAVE! Cuidado com os 'resgatadores profissionais de animais de rua': eles cobram para resgatar esses animais e, sem que as pessoas saibam, esses 'resgatadores' MINISTRAM SEDATIVOS (ANESTÉSICOS) DE FORMA IRREGULAR NOS ANIMAIS, SEM A PRESENÇA DE PROFISSIONAL MÉDICO VETERINÁRIO HABILITADO A APLICAR TAIS DROGAS.

Ontem (03-08-11) ocorreu o óbito de um dos gatos resgatados pelo SR. FELIPE, resgatador de animais que atua em Porto Alegre e região metropolitana, que admitiu haver ANESTESIADO o animal (uma gata prenhe, recém resgatada por ele) sem que o animal passasse por qualquer avaliação médica prévia - a gata veio a falecer poucas horas após o resgate e da anestesia aplicada.

Não pode ser feita a necropsia no animal pois o Sr. Felipe apressou-se em enterrar o animal morto em local que desconhecemos, sem que nenhuma das protetoras ou Médico Veterinário pudesse examinar o corpo.

Questionado acerca do ocorrido, o Sr. Felipe limitou-se a dizer que 'isso (o óbito) era normal' (sic).


O caso - gravíssimo - já foi devidamente encaminhado ao Conselho de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, órgão responsável por apurar denúncias de exercício ilegal da Medicina Veterinária.

Peço que divulguem a todas as pessoas que vocês conheçam, que tenham alguma ligação com animais, bem assim aos representantes da imprensa local, QUE ALERTEM A POPULAÇÃO para os 'resgatadores profissionais de animais de rua':
NEGLIGÊNCIA TAMBÉM É UMA FORMA DE MALTRATAR. Não sejamos negligentes "apenas" porque se tratam de cães e gatos de rua, que não tem donos e que, em tese, a ninguém deve ser dada satisfação acerca de seus destinos - e suas vidas (ou mortes) possam ficar ao alvedrio de pessoas não habilitadas a lidar com tais medicações (muito provavelmente obtidas de forma irregular, vez que sua compra é restrita, já que se trata de medicamento de uso controlado) e que lucram com tais resgates.

Fiz o que minha consciência mandou. Se você achar que deve passar este alerta adiante, faça!



Porto Alegre, 04 de agosto de 2011.

Ao Conselho Regional de Medicina Veterinária - Seccional do Rio Grande do Sul(C/C Imprensa local, protetores voluntários de animais de rua e ONGs/instituições atuantes na defesa da vida animal, no Brasil e no exterior).


Prezados Senhores


Trago a vossas senhorias a denúncia que segue e fico no aguardo das providências cabíveis, a serem tomadas por parte de vossa Instituição:

Em 03-08-2011, uma pessoa conhecida como “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” ministrou, de forma indevida e sem acompanhamento de Médico Veterinário, medicação sedativa (anestésicos) em animais (gatos) – e um desses animais (uma gata prenhe) veio a óbito horas depois.

Na oportunidade, “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” - que cobra quantias que variam entre R$ 20 e R$ 30, de acordo com o número de animais por ele resgatados das ruas – foi contratado por uma pessoa que, assim como eu, atua voluntariamente na proteção de cães e gatos abandonados em Porto Alegre.

O “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS”, naquela data, resgatou 4 (quatro) gatos de rua magros, porém aparentemente saudáveis e, sem o conhecimento e ao alvedrio da pessoa que o contratou, ministrou-lhes doses de anestésico para, segundo ele, “sedar os gatos e acalmá-los, pois os mesmos se debatiam nas caixas”.

Um desses animais (uma gata prenhe) faleceu horas depois do resgate, após ser sedada. O “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” sumiu com o corpo do animal (relata haver enterrado), impossibilitando que se procedesse a uma necropsia para investigar a causa mortis.


Quando a pessoa que o contratou inteirou-me do ocorrido (do uso indevido de sedativos e do posterior óbito do animal), mesmo não conhecendo o “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” pessoalmente, fui questioná-lo acerca dos fatos, ocasião em que “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” limitou-se a responder-me que “isso (o óbito) era normal, que para ‘pegar bicho’ (sic) arisco e feral não há outro jeito e que as mortes acabam acontecendo”.

Desconheço quem seja(m) o(s) Médico(s) ou estabelecimento(s) veterinário(s) que esteja(m) fornecendo medicação sedativa/anestésica – de uso e venda controlados – para uma pessoa leiga utilizá-la a fim de ‘incrementar’ seu trabalho de captura de animais, e é aí que peço a ajuda de Vossas Senhorias – para apurar quem são os responsáveis e coibir tais práticas ilegais no exercício da Medicina Veterinária.


Quando foi contratado, o “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” exercia, informalmente, uma profissão não regulamentada por lei (resgatava cães e gatos de rua para quem o pagasse para tanto e os entregava a quem o tivesse contratado) – desconheço seus métodos mecânicos de captura, mas até aí, no meu parco entendimento, desde que os animais não sofressem maus tratos, nada havia de irregular. A ilegalidade surge a partir do momento em que ele - uma pessoa leiga - tem acesso irrestrito e ministra medicação sedativa (pré-anestésicos e/ou anestésicos) em animais de rua sem que esses sejam previamente submetidos a avaliação médica profissional e pior: sem qualquer acompanhamento de Médico Veterinário habilitado durante o uso de tais drogas (é sabido que pré-anestésicos e anestésicos em geral podem causar, entre outros, parada cardíaca e insuficiência respiratória - e justamente por isso se faz necessário o acompanhamento constante do animal sedado por Médico Veterinário Anestesista habilitado e regularmente inscrito junto a esse Conselho de Medicina).

Como não foi possibilitado o acesso ao corpo do animal morto, não há como afirmar-se que o óbito da gata prenhe, que aqui relato, decorreu diretamente do uso indevido de substância sedativa (hipótese que somente poderia ser verificada na autópsia). Minha preocupação, no entanto, é que essa pessoa, o “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS” siga realizando tal conduta e, em não sendo habilitado para tal, continue sendo contratado por outras pessoas que desconheçam o fato de que ele se utiliza de tal procedimento (ministrar - sem qualquer critério ou acompanhamento médico profissional - anestésicos em animais) e siga causando mais óbitos em cães e gatos de rua, os quais resgata (e cobra por isso).


Conto com Vossas Senhorias a fim de apurar quem são os responsáveis pelo ato de repasse ilegal de medicação sedativa/anestésica (de uso e venda controlados e restritos) a pessoa leiga – providenciar a punição desses profissionais/estabelecimentos de acordo com o regimento interno/regulamento que rege essa Intituição, bem assim coibir, de maneira rápida e eficaz, os atos de descaso para com a vida animal que, ao que tudo indica, vem sendo perpetrados de modo contínuo pelo “SR. FELIPE, RESGATADOR DE ANIMAIS”.
A pessoa que o contratou em 03-08-2011 é minha amiga e está a sua disposição para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, bem assim fornecer informações sobre o “SR. FELIPE RESGATADOR DE ANIMAIS”. Da mesma forma, eu também fico a sua disposição para quaisquer esclarecimentos outros, mormente relacionados a questões jurídicas que possivelmente envolvam este caso. Posso informar-lhes, de antemão, que o contato que tenho do “SR. FELIPE RESGATADOR DE ANIMAIS” é o fone:
(51) 925X-XX62 (Felipe)."

Fonte: Adote um bicho de rua

2 comentários: