sábado, 28 de agosto de 2010

Mudando de vida...Adeus carne vermelha!!!

   É pessoal...

   Hoje estou postando para contar a minha experiência pessoal.

   O Xandy, meu marido, não come carne há 6 anos (eu acho...rsrsrs) mas eu nunca havia pensado em mudar a minha vida por isso. Bom, eu acabei diminuindo drásticamente a quantidade de carne vermelha que eu comia, por conta própria, pois ele sempre me respeitou e nunca me pediu para deixar de comer carne vermelha, ele sempre me deu muita liberdade, mas a preferência pelo frango passou a ser automática.

   Desde o início do ano eu estava pensando em deixar de comer carne vermelha, mas não tive coragem...foi então que eu conheci a ULA, União Libertária Animal, que eu decidi fazer parte e passar a contribuir com o meu trabalho.

   Grande parte dos integrantes da ULA (se não são todos) são Veganos, achei interessante e passei a pensar ainda mais no sofrimento dos animais para chegar até o meu prato cozidinho ou em forma de um apetitoso churrasquinho.

   Foi então que ontem (dia 27/08/2010) após o almoço, estava aguardando o horário para retornar ao Seminário que estava participando desde cedo e decidi ir até uma banca que vende livros espíritas, dentro do Terminal Menezes Côrtes, e passeando pelos livros eu achei um chamado: Todos os animais merecem o céu.

   Fiquei tão interessada que acabei comprando o livro (apenas o 1º de 5 livros da coleção), e quando a vendedora da banca me abordou, ela disse que após a leitura desse livro ela se tornou vegetariana. Aboliu qualquer tipo de carne da sua vida. Nossa!!!! Que legal!!!! Muita força de vontade!!!

   E então, muito pensativa eu fui caminhando de volta até a EMERJ, para assistir a continuação do meu seminário. Quando estava voltando para casa, eu decidi: VOU PARAR DE COMER CARNE VERMELHA!

   Lógico que é um período de transição lento e que deve ser conduzido com muito cuidado, para que eu consiga cumprir o meu objetivo, mas eu estou bem animada e decidida, só que pretendo passar por esse período de transição aos poucos, pois como qualquer coisa que é tirada de forma brusca causa trauma, eu não quero que parar de comer carne vermelha me traga qualquer trauma.

   Hoje foi o primeiro dia após a minha decisão. Fui para o curso, e na hora do almoço, surgiu na minha frente um Strogonoff (que eu amo), mas era de carne...:(((  Consegui superar a minha vontade e comi uma fatia de empadão de frango...aaaaaaaaeeeeeeee que felicidade!!!! Não doeu deixar de comer o "grogonofe", como eu chamo carinhosamente..rsrsrrs

   Minha segunda prova foi a noite...eu e Xandy fomo até o mercado, e estávamos com muita fome, então fomos até o Bob's saber o que tinha para comer. Além da dieta que estamos fazendo (sim, estou fazendo dieta há 2 meses e perdi 5kg), ainda tinha a questao da carne vermelha...

   Eis que me vi em uma cena que nunca imaginava passar: Comendo um sanduíche de pasta de frango com uma salada Caesar!!!!!!!! Como assim?????? Eu resisti à tentação novamente!!!!!! E o que é mais importante, resisti à tentação DENTRO DO BOB'S, aquele antro de perdição culinária!!!!

   Bom pessoal, eu tirei força para escrever esse post (pq estou mega cansada), pq eu acho que tem tudo a ver com o blog, já que eu pretendo falar de saúde e bem estar animal.

   É isso aí, aos poucos eu volto aqui para contar mais sobre a minha mais nova rotina de vida!

Bjao da Tha!!!!! 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Divulgando...Não vote em políticos que são contra animais!!!

Dep. Fed. Jose Thomaz Nono, do PFL de Alagoas - Autor do PL 4.548/98 que RETIRA proteção aos animais domésticos e domesticados, da Lei de crimes ambientais, para poder legalizar crueldade nos rodeios.

Esperidião Amin - Governador de Santa Catarina - Vem violando frontalmente a decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF), que proíbe a Farra do Boi. Faz vistas grossas porque políticos da região dão bois para os farristas, em troca de votos. A farra do boi é uma das formas mais violentas e cruéis de tortura.

Deputado Antonio Ebling PL 4790/98 - pretende isentar das penalidades do artigo 32 as atividades culturais, recreativas e desportivas, segundo ele, como briga-de-galo, tiro-ao-pombo, etc.

Deputado Ronaldo Vasconcellos (PFL/MG) PL 1695/99 - pretende liberar a caça amadora e de subsistência em todo o país.

Deputado Adelor Vieira (PFL) - apresentou projeto de lei pra derrubar a decisão do STF, regulamentando a Farra do Boi (inconstitucionalmente).

Deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) - autor de projeto de Lei que atenta contra as reservas legais da Amazônia, que podem ser reduzidas de 80% para 50%,podendo chegar a apenas 20% na elaboração do zoneamento ecológico-econômico.

Dep. Xico Graziano - Relator do PROJETO DE LEI Nº 4.495-A/98, do Deputado Jair Meneguelli. Deu parecer FAVORÁVEL, defende os rodeios e chama de ignorantes os que defendem os animais.

Deputado Roberto Pessoa -(PFL - CE) PROJETO DE LEI 167/99- Considera a vaquejada como prática desportiva formal.

Deputado Paulo Lima (PFL - SP) PL 249/99 - Considera prática desportiva formal o rodeio completo.

Dep. Milton Monti (PMDB - SP) PL. 388/99 - Regulamenta a realização de rodeios e similares e dá outras providências correlatas.

Dep. Jair Meneguelli (PT - SP) PL. 3456/97 - Institui normas gerais relativas a atividade de peão de rodeio.

Ex Ministro dos Esportes, Rafael Grecca - A favor da regulamentação da profissão de peões como atletas.

Senador Roberto Freire - ficou famoso entre os defensores dos animais após ter a seguinte frase publicada: "Detesto cachorros. Por mim, exterminaria todos" (PPS-PE).

Governador Jayme Lerner, do Paraná - Legalizou a caça no seu estado, sancionando o projeto de lei de número 12.603, de autoria do Deputado Estadual Aníbal Khoury (já falecido), apoiando os lobbistas fabricantes de armas na região Sul do Brasil.

Victor Hugo Ribeiro Burko, Prefeito de Guarapuava , Paraná - Instituiu o 1º FESTIVAL DE CAÇA E CARNES EXÓTICAS DE ANIMAIS SILVESTRES DE GUARAPUAVA. Apoiou o projeto de lei que legalizou a caçano Paraná, do falecido Dep. Anybal Coury.

Dep. Estadual Sivuca - RJ  Lei 3.207/99 (não foi regulamentada) proíbe permanência de animais ferozes em locais públicos, sendo que os animais ferozes desta Lei são cães que podem ser de pequeno, médio e grande porte que tem índole de fera e o animal deverá ser apreendido por órgão competente. (detalhe: os animais ferozes, para ele, são quaisquer cães que latem e/ou mordem quando provocados)

Vereador Gilberto Palmares (RJ) - projeto de lei 8555/98 que proíbe a criação e circulação de pit-bulls. Todos os pit-bulls seriam levados para acautelamento e lá permaneceriam até o fim da vida.

Vereador Gerson Bergher (Thereza Bergher - sua esposa - "prefeitinha" de Copacabana ) - retira animais dos mendigos e chama a carrocinha (detalhe: nunca fizeram nada para ajudar os mendigos)

Leila Malwee ( Leila do Flamengo )perseguia e chamava carrocinha para os gatos do Parque do Flamengo. Elaborou o projeto de lei 1441/99 que determinava o extermínio dos pit-bulls e rotweillers e proibia que andassem na rua, mesmo na coleira.


FONTE: Sidney Rezende 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto Ulinha - Algumas informações importantes

   Olá pessoal!!!!

   Bom, vocês sabem que eu estou apoiando o Projeto Ulinha com a festa de dia das crianças.
   O que vocês talvez não saibam é o que é esse projeto.
   Para isso, eu fui até o site do ULA e achei esse post feito pela Gracie. Acho que ele é bem explicativo e vocês poderão perceber a importância desse projeto para as crianças e para os animais.
   Quem quiser conhecer mais, basta ir até o site do ULA (link está no final do post)

Bjao!!!



    O que é o Projeto Ulinha?

    O Ulinha é uma vertente do ULA, com metodologia voltada para a educação infantil, conscientizando crianças acerca dos Direitos Animais, estimulando a compaixão, respeito, empatia, engajamento e responsabilidade ética.

   O ULA acredita que a educação/conscientização é um meio profilático e definitivo para a problemática da exploração animal. De acordo com Paulo Freire:

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

   Palavras-chave: educação humanitária, direitos animais, educação infantil, ética, meio ambiente, temas transversais.

Objetivo:

   O objetivo do Projeto Ulinha é atingir o maior número possível de crianças e adultos para, por meio da informação e conhecimento, proporcionar-lhes a opção pelas atitudes responsáveis e éticas, que começam em casa, conosco mesmo, com os seres que nos rodeiam, e que vão repercutir no meio em que vivemos influenciando todo o universo.

Justificativa:

   Muitas crianças possuem compaixão pelos animais, mas dentro de uma sociedade consumista e antropocêntrica, são condicionadas a usufruir da exploração dos mesmos, sem refletir sobre isso. Esse condicionamento é reproduzido de geração para geração, gerando um círculo vicioso. É fundamental a educação infantil, visto que as crianças se encontram em plena fase de desenvolvimento e formação, e diferente de muito adultos, ainda questionam, favorecendo um conhecimento crítico acerca dos processos que a cercam.

   Por isso, é de extrema importância para a formação de uma sociedade saudável, a diversidade de informações a que as crianças são expostas, para que possam ter material para reflexão e escolha, gerando indivíduos mais autônomos e, de acordo com suas escolhas, mais éticos e transformadores.

   Lembramos também, que os temas transversais estão contemplados nessa abordagem, que atendem às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.



Metodologia:

   O projeto Ulinha se apóia na Educação Humanitária. Esta tem como objetivo incentivar a compreensão da necessidade da compaixão e do respeito por pessoas, animais e meio ambiente, reconhecendo a interdependência entre todos os seres vivos. A Educação Humanitária é importante para desenvolver cidadãos responsáveis, pois torna as pessoas sensíveis às sensações/sentimentos de outros seres e, portanto, provavelmente mais conscientes do impacto das suas ações sobre os outros e o planeta.

As apresentações para turmas com faixa entre 5 e 10 anos, são realizadas gratuitamente pelo Ula em escolas, ONGs, creches, orfanatos, igrejas, comunidades, etc., mediante convite feito ao grupo pelo e-mail contato@uniaolibertariaanimal.com.

   A apresentação constitui em 40 minutos, com exibição do vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria", do Instituto Nina Rosa, que aborda a guarda responsável; conversa (maiêutica), atividades lúdicas e distribuição de cartilhas, vídeos e brindes. Para isto, é necessária uma sala com retroprojetor (ou TV e DVD). Os professores recebem um kit, contendo vídeos, folders e textos. Sugerimos aos professores que continuem desenvolvendo os temas apresentados.


Material Educativo:

   O Ula criou a Cartilha Educativa do Projeto Ulinha, que é um livreto contendo atividades, brincadeiras e muita informação sobre direitos animais para crianças. Com uma linguagem especialmente voltada para o público infantil, essa cartilha tem conteúdo inédito aqui no Brasil. Abordamos temas como guarda responsável, cárcere de animais silvestres, animais em circos e zoológicos e alimentação vegetariana.

   Além da Cartilha, o Ulinha conta com apresentações para turmas, uma comunidade no Orkut e em breve teremos um Hotsite.


Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças

   Está disponível para download e reprodução livre, a terceira edição da "Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças", que está sendo aprimorada de acordo com a colaboração de pessoas que sugerem mais temas ou pequenas correções.

   A cartilha é elaborada por uma educadora e uma publicitária, integrantes do grupo União Libertária Animal (Ula!), unindo assim, especificidades da educação progressista libertária e o lindo apelo visual das artes gráficas às questões filosóficas e práticas (abolicionismo e veganismo) dos Direitos Animais; tudo em uma linguagem especial para essa faixa etária que está em pleno desenvolvimento! O resultado é uma cartilha diversificada e inédita, para crianças a partir dos 5 anos de idade, com muita informação e ludicidade.

   O objetivo pedagógico da cartilha é ser um recurso para a educação não-formal, desenvolvendo uma educação humanitária e crítica-transformadora, voltada para a desconstrução de conhecimentos opressores e cartesianos, condicionados pela educação formal tradicional, reprodutora e mantenedora do status quo, seja do animal humano ou não-humano.

   Muitas informações contidas na cartilha, são inéditas até para muitos adultos, o que amplifica de maneira espiral a transmissão dos conhecimentos da cartilha, tendo como epicentro a criança, que por sua vez, está em fase latente de diagnosticar e assimilar conhecimentos, com senso questionador ainda ativo.

   Como inspiração inicial, tiveram a cartilha Fulaninho, do Instituto Nina Rosa e as cartilhas do ProBem. No entanto, ambas se atém a guarda responsável; por isso a iniciativa em elaborar atividades infantis que integrassem os animais em geral, desconstruindo o especismo e a coisificação.

   A cartilha possui atividades que abordam a guarda responsável, senciência, exploração de animais para entretenimento humano (zoológicos, circos e rodeio), a manutenção de animais confinados (pássaros em gaiolas), alimentação ética, consciência ambiental, etc.

A cartilha faz parte do Projeto Ulinha e está para download abaixo, gratuitamente e de livre reprodução!

Para se tornar um apoiador da cartilha, ajudando na reprodução, entre em contato: contato@uniaolibertariaanimal.com.




Fonte: Post feito por Gracie da ULA http://www.uniaolibertariaanimal.com.br/

sábado, 21 de agosto de 2010

Festa Dia das Crianças Animal - Vakinha - vaquinhas online

Precisamos de ajuda para o Projeto Ulinha!!!!
Acesse o site: http://www.uniaolibertariaanimal.com/ e confira o trabalho da Ula!!!

Quer contribuir financeiramente? Acesse: Festa Dia das Crianças Animal

Pessoal, eu farei um post exatamente descrevendo o projeto do dia das crianças e como você pode ajudar!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Após morte de animais, SP suspende vacinação contra raiva

   A Secretaria de Estado de Saúde recomendou que todas as cidades de São Paulo suspendam imediatamente a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal, na tarde desta quinta-feira, por tempo indeterminado.

   Segundo o órgão, o número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças está acima do observado nos anos anterioreso que pode colocar em risco a vida dos animais imunizados, na avaliação dos técnicos da secretaria.

   O maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos. Nessas duas cidades foram registrados sete casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.

   O órgão disse que não tem certeza se a vacina é responsável pelas mortes, mas constatou após uma necropsia que pelo menos um caso de reação anafilática foi causado pela vacina. No entanto, informou que casos de reação anafilática após vacinação são normais, até mesmo em pacientes humanos.

   De acordo com a secretaria-adjunta da Saúde, Clélia Aranda, as mortes também podem ter sido causadas por envenenamento ou outras doenças.

   "Não saiu nenhum laudo sobre a vacina, mas parece que houve relatos de caroço e calombo em animais no Rio de Janeiro. Ainda não podemos afirmar se a vacina será substituída, nem por quanto tempo", informou Aranda.

   Em São Paulo, das 567 reações notificadas entre os dias 16 e 17 de agosto, 38% são consideradas eventos graves, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade. Em Guarulhos, que já suspendeu a vacinação, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto.

   A maior parte das reações foram observadas em gatos e cães de pequeno porte (cerca de 6,5 kg). Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17.

   Também foram constatados quatro óbitos, sendo dois cães e dois gatos, no interior do Estado. Nem todos os municípios paulistas iniciaram a campanha de imunização.

   O Instituto Pasteur, órgão da secretaria, irá investigar os óbitos e as reações graves. A secretaria informou ao Ministério da Saúde --responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados-- sobre os problemas e aguarda orientações.

   A vacina da campanha deste ano, produzida pelo laboratório Biovet, não é a mesma utilizada no ano passado e é considerada mais eficiente. Segundo a secretaria, é a mesma usada na rede privada.

   "Não estamos tomando nossa posição sobre a vacinação no setor privado", disse a secretária-adjunta.

   Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde lamenta o ocorrido e solicita aos proprietários de animais que foram vacinados nos primeiros quatro dias de campanha que os observem e, caso apresentem alguns dos sintomas citados --36 horas após a vacinação-- entrem imediatamente em contato com Centro de Controle de Zoonoses para mais informações pelos telefones 0XX/11/ 3397-8900/ 8957/ 8918/ 8916.


Fonte: Folha Online

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Post Inaugural!!

Olá a todos!!!!

Me chamo Thalita e decidi criar esse blog para manter os meus leitores informados acerca dos Direitos dos animais.

Sou advogada, porém não milito nessa área, mas tenho muita afinidade com a causa animal e defendo-os até o meu limite.

O blog será um grande informativo, onde eu pretendo colocar novidades do mundo animal, matérias interessantes, artigos importantes e também as ações e eventos em favor dos animais.

Bom, minha maior inspiração para criar esse blog foram os meus 3 filhos, Miah, Misha e Ramsés.
Meus gatinhos me fazem muito feliz, além disso, sempre tive muita afinidade com os animais, mas foi a partir da vinda da minha primeira gatinha para a minha vida que eu acordei para a causa animal, a divulgação de Posse Responsável e outros temas.

Espero que o blog seja um grande ponto de encontro com muita troca de informações.
Todos os comentários são bem-vindos e as sugestões de temas me deixarão muito feliz!

Acredito que com a ajuda de cada um eu vou aprender muito, e o conhecimento será retransmitido por aqui.

Fiquem à vontade, a casa é de vocês!!

Para iniciar, eu vou colocar esse texto que eu já conhecia, mas sempre que leio fico pensativa. 
Comentem sobre o que acharam!

Bjos!!!  


O GATO FEIO

   Todos no prédio de apartamentos onde eu morava sabiam quem era o Feio. Feio era o gato vira-lata do bairro.
   Feio adorava três coisas neste mundo: brigas, comer lixo e digamos, amor. A combinação destas três coisas, adicionada a uma vida nas ruas, tinham causado danos em Feio.
   Pra começar, ele só tinha um olho, e no lugar onde deveria estar o outro olho, havia um buraco fundo. Ele também havia perdido a orelha do mesmo lado, e seu pé esquerdo parecia ter sido quebrado gravemente no passado, e o osso curara num ângulo estranho, fazendo com que ele sempre parecesse estar virando a esquina. Feio havia perdido a cauda há muito tempo, e restava apenas um toco de cauda grosso, que ele sempre girava e torcia.
   Todos que viam Feio tinham a mesma reação: "Mas que gato feio!"
   As crianças eram alertadas para não tocarem nele. Os adultos atiravam pedras nele, jogavam-lhe água com a mangueira para espantá-lo, o enxotavam quando ele tentava entrar em suas casas, ou imprensavam suas patas na porta quando ele insistia em entrar.
   Feio sempre tinha a mesma reação.
   Se você jogasse água nele com a mangueira, ele não saía do lugar, ficava ali sendo ensopado até que você desistisse. Se você atirasse coisas nele, ele enroscava seu corpinho magricela aos seus pés, pedindo perdão.
   Sempre que via crianças, ele surgia correndo, miando desesperadamente e esfregando a cabeça em todas as mãos, implorando por amor. Quando eu o apanhava no colo, ele imediatamente começava a sugar minha blusa, orelhas, ou o que encontrasse pela frente.
   Um dia, Feio quis dividir seu amor com os huskies do vizinho. Eles não eram amistosos e Feio foi ferido gravemente. Do meu apartamento, eu ouvi seus gritos e corri para tentar ajudá-lo.
   Na hora em que cheguei onde ele estava caído, parecia que a triste vida de Feio estava se esvaindo...
   Feio estava caído em uma poça, suas pernas traseiras e suas costas estavam totalmente disformes, um corte fundo na listra branca de pêlo atravessava seu peito. Quando eu o apanhei e tentei levá-lo para casa, ele fungava e engasgava, podia senti-lo lutando para respirar.
   "Acho que o estou machucando muito", eu pensei. Então, eu senti a sensação familiar de Feio chupando minha orelha - em meio a tamanha dor, sofrendo e obviamente morrendo, Feio estava tentando sugar minha orelha.
   Eu o puxei para perto de mim e ele esfregou a cabeça na palma da minha mão, olhou-me com seu único olho dourado e começou a ronronar.
   Mesmo sentindo tanta dor, aquele gatinho feio, cheio de cicatrizes de suas batalhas, estava pedindo um pouco de carinho, talvez alguma comiseração. Naquele instante, achava que Feio era o gato mais lindo e adorável que eu já tinha visto. Em nenhum momento, ele tentou me arranhar ou morder, nem mesmo tentou fugir de mim, ou rebelou-se de alguma maneira. Feio apenas olhava para mim, confiando completamente que eu aliviaria sua dor.
   Feio morreu em meus braços antes que eu entrasse em meu apartamento.
   Eu me sentei e fiquei abraçada com ele por muito tempo, pensando sobre como este gato vira-lata deformado e coberto de cicatrizes havia mudado minha opinião sobre o que significava a genuína pureza de espírito e sobre como amar incondicionalmente. Feio me ensinara mais sobre doação e compaixão do que qualquer ser humano.
   E eu sempre lhe serei grata por isto.
   Chegara a hora de eu seguir em frente e aprender a amar verdadeira e incondicionalmente. Chegara a hora de dar meu amor para aqueles que me eram caros, mesmo que meus olhos nunca tivessem visto nenhum deles...
   As pessoas acham mais fácil e mais prazeroso amar o belo, o perfeito, sem notarem que os feios, os tortos, os mancos, enfim os deformados sejam de corpos, mentes ou almas, também podem e merecem serem amados...
   Se vocês pudessem avaliar ou sentir como é quente e gostoso o abraço de alguém feio e antipático, de alguém deformado e que foge as regras e padrões de beleza...se vocês se permitissem essa sensação, talvez entenderiam e veriam os tantos "gatos feios" que a vida lhes coloca diante dos seus olhos todos os dias e vocês se negam a enxergá-los...
   Muitas pessoas querem ser influentes, querem acumular dinheiro, querem ser bem sucedidas, queridas, simpáticas ou belas... Quanto à mim, eu sempre tentarei ser como o Feio...
   Passarei minha vida pedindo amor, mendigando um pouco do seu tempo, esperando pelo seu carinho, contando com sua compreensão, e pacientemente aguardando o dia de ser devorada pelos "Huskies"...
   Se tiver sorte terei alguém que me pegue no colo e me faça um carinho antes do meu último suspiro...
   Neste mundo cheio de intolerâncias devemos espalhar mais respeito aos demais seres viventes, sejam eles da mesma raça, mesma religião, mesma etnia que nós , ou não, sejam feios ou bonitos aos nossos olhos tão desacostumados a ver, ou nossos ouvidos, que ainda não aprenderam a ouvir a real mensagem de Deus.

Autoria Desconhecida

Fonte: Tribuna Animal