Bom, vocês sabem que eu estou apoiando o Projeto Ulinha com a festa de dia das crianças.
O que vocês talvez não saibam é o que é esse projeto.
Para isso, eu fui até o site do ULA e achei esse post feito pela Gracie. Acho que ele é bem explicativo e vocês poderão perceber a importância desse projeto para as crianças e para os animais.
Quem quiser conhecer mais, basta ir até o site do ULA (link está no final do post)
Bjao!!!
O que é o Projeto Ulinha?
O Ulinha é uma vertente do ULA, com metodologia voltada para a educação infantil, conscientizando crianças acerca dos Direitos Animais, estimulando a compaixão, respeito, empatia, engajamento e responsabilidade ética.
O ULA acredita que a educação/conscientização é um meio profilático e definitivo para a problemática da exploração animal. De acordo com Paulo Freire:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Palavras-chave: educação humanitária, direitos animais, educação infantil, ética, meio ambiente, temas transversais.
Objetivo:
O objetivo do Projeto Ulinha é atingir o maior número possível de crianças e adultos para, por meio da informação e conhecimento, proporcionar-lhes a opção pelas atitudes responsáveis e éticas, que começam em casa, conosco mesmo, com os seres que nos rodeiam, e que vão repercutir no meio em que vivemos influenciando todo o universo.
Justificativa:
Muitas crianças possuem compaixão pelos animais, mas dentro de uma sociedade consumista e antropocêntrica, são condicionadas a usufruir da exploração dos mesmos, sem refletir sobre isso. Esse condicionamento é reproduzido de geração para geração, gerando um círculo vicioso. É fundamental a educação infantil, visto que as crianças se encontram em plena fase de desenvolvimento e formação, e diferente de muito adultos, ainda questionam, favorecendo um conhecimento crítico acerca dos processos que a cercam.
Por isso, é de extrema importância para a formação de uma sociedade saudável, a diversidade de informações a que as crianças são expostas, para que possam ter material para reflexão e escolha, gerando indivíduos mais autônomos e, de acordo com suas escolhas, mais éticos e transformadores.
Lembramos também, que os temas transversais estão contemplados nessa abordagem, que atendem às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Metodologia:
O projeto Ulinha se apóia na Educação Humanitária. Esta tem como objetivo incentivar a compreensão da necessidade da compaixão e do respeito por pessoas, animais e meio ambiente, reconhecendo a interdependência entre todos os seres vivos. A Educação Humanitária é importante para desenvolver cidadãos responsáveis, pois torna as pessoas sensíveis às sensações/sentimentos de outros seres e, portanto, provavelmente mais conscientes do impacto das suas ações sobre os outros e o planeta.
As apresentações para turmas com faixa entre 5 e 10 anos, são realizadas gratuitamente pelo Ula em escolas, ONGs, creches, orfanatos, igrejas, comunidades, etc., mediante convite feito ao grupo pelo e-mail contato@uniaolibertariaanimal.com.
A apresentação constitui em 40 minutos, com exibição do vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria", do Instituto Nina Rosa, que aborda a guarda responsável; conversa (maiêutica), atividades lúdicas e distribuição de cartilhas, vídeos e brindes. Para isto, é necessária uma sala com retroprojetor (ou TV e DVD). Os professores recebem um kit, contendo vídeos, folders e textos. Sugerimos aos professores que continuem desenvolvendo os temas apresentados.
Material Educativo:
O Ula criou a Cartilha Educativa do Projeto Ulinha, que é um livreto contendo atividades, brincadeiras e muita informação sobre direitos animais para crianças. Com uma linguagem especialmente voltada para o público infantil, essa cartilha tem conteúdo inédito aqui no Brasil. Abordamos temas como guarda responsável, cárcere de animais silvestres, animais em circos e zoológicos e alimentação vegetariana.
Além da Cartilha, o Ulinha conta com apresentações para turmas, uma comunidade no Orkut e em breve teremos um Hotsite.
Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças
Está disponível para download e reprodução livre, a terceira edição da "Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças", que está sendo aprimorada de acordo com a colaboração de pessoas que sugerem mais temas ou pequenas correções.
A cartilha é elaborada por uma educadora e uma publicitária, integrantes do grupo União Libertária Animal (Ula!), unindo assim, especificidades da educação progressista libertária e o lindo apelo visual das artes gráficas às questões filosóficas e práticas (abolicionismo e veganismo) dos Direitos Animais; tudo em uma linguagem especial para essa faixa etária que está em pleno desenvolvimento! O resultado é uma cartilha diversificada e inédita, para crianças a partir dos 5 anos de idade, com muita informação e ludicidade.
O objetivo pedagógico da cartilha é ser um recurso para a educação não-formal, desenvolvendo uma educação humanitária e crítica-transformadora, voltada para a desconstrução de conhecimentos opressores e cartesianos, condicionados pela educação formal tradicional, reprodutora e mantenedora do status quo, seja do animal humano ou não-humano.
Muitas informações contidas na cartilha, são inéditas até para muitos adultos, o que amplifica de maneira espiral a transmissão dos conhecimentos da cartilha, tendo como epicentro a criança, que por sua vez, está em fase latente de diagnosticar e assimilar conhecimentos, com senso questionador ainda ativo.
Como inspiração inicial, tiveram a cartilha Fulaninho, do Instituto Nina Rosa e as cartilhas do ProBem. No entanto, ambas se atém a guarda responsável; por isso a iniciativa em elaborar atividades infantis que integrassem os animais em geral, desconstruindo o especismo e a coisificação.
A cartilha possui atividades que abordam a guarda responsável, senciência, exploração de animais para entretenimento humano (zoológicos, circos e rodeio), a manutenção de animais confinados (pássaros em gaiolas), alimentação ética, consciência ambiental, etc.
A cartilha faz parte do Projeto Ulinha e está para download abaixo, gratuitamente e de livre reprodução!
Para se tornar um apoiador da cartilha, ajudando na reprodução, entre em contato: contato@uniaolibertariaanimal.com.
Fonte: Post feito por Gracie da ULA http://www.uniaolibertariaanimal.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário