quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A verdade por trás dos cachorreiros...

   Fiquei muito feliz em ver essa decisão do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, acho que isso significa que começamos a mudar o nosso pensamento sobre os animais e que alguns membros do Poder Judiciário estão efetivamente "fazendo justiça".
   Uma salva de palmas para a Juíza Rosana Navega Chagas e para a Promotora Patricia W. Chalom e que sirva de exemplo para todos!!
    Abaixo, transcrevo as palavras que retirei do Facebook de Fabiano Jacob, coordenador da questão Animal da Comissão de Defesa do meio Ambiente e da Comissão de Proteção Animal da ALERJ.

"GRANDE VITÓRIA PARA A PROTEÇÃO ANIMAL DO RIO DE JANEIRO

Para quem se lembra da fábrica de filhotes que a Comissão Especial de Proteção Animal da ALERJ estourou no ano passado...

Hoje tivemos a audiência de julgamento.

Numa decisão ÚNICA no cenário Fluminense, a Juíza e a Promotora Pública (não estou com os nomes delas aqui, mas amanhã faço questão de divulgar e agradecer muito) do I Juizado Especial Criminal de Nova Iguaçu, decretaram a transação penal com a ré, que era dona da Fábrica de "maldades".

Sentença:

1- Multa pecuniária de 1.500,00 revertidos em material para ONG de proteção animal a escolha da Comissão.

2- Prestação de serviços durante 1 ano em Ong de proteção animal a escolha da Comissão.

3- Proibição de ter animais e incorrer no mesmo crime por 5 anos, o que acarretará em perda da transação penal e as sanções normais criminais (pena de reclusão).

4- Proibição de comercialização de animais, salvo com canil regularizado municipal e estadualmente e com vistorias para comprovar o bem estar dos animais.

Ou seja, dentro do que a Lei permite, ela foi apenada em tudo o que se tem direito!

VITÓRIA!
"
Número do processo: 0029767-18.2010.8.19.0038


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As chuvas no RJ e os animais

   Quem me conhece pessoalmente ou convive comigo no orkut, sabe que eu sou muito crítica quanto a essa mobilização acerca de desabamentos por causa das chuvas.
   Não que essas pessoas não mereçam ser socorridas, mas o que me deixa chateada é que todo ano esses fatos se repetem, em 2010 foi em Angra, e agora 2011 foi na Região Serrana.
   Acho que o efeito midiático é muito maior, é bonito colocar as pessoas que perderam tudo para reclamar na televisão e dizer que o Poder Público não faz nada. 
   Ocorre que o que ninguém diz é que o morro está descendo em razão do desmatamento, seja pelos pobres ou pelos ricos (sim, porque rico adora uma casa bonitona no morro). O desmatamento não é o único responsável, sabe aquela latinha de refrigerante que você jogou pelo carro? Aquele papelzinho do salgadinho que comeu e jogou no chão? Na maioria das vezes, as pessoas pensam que um único papel não faz mal, mas imagina se milhares de pessoas fizerem o mesmo? O resultado é o que estamos assistindo: desabamento, mortes, tristeza.
   Para piorar, quem mais sofre são os animais, que em nada contribuíram para isso e diversas vezes não conseguem ser salvos.
   Na Região Serrana do RJ não é diferente, leia o relato do Patas e Patas acerca da situação:


Como deve ser do conhecimento de todos, um grande temporal cai e vai continuar caindo, por mais alguns dias, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Itaipava e Teresópolis são sede de três protetores.

Itaipava: GAPPA
Teresópolis: Abrigo da Serra e Bebete Filpi

Todos sofreram grandes danos, todos perderam animais.

A tragédia é semelhante para todos: muros arrastados, canis destruídos, animais mortos e feridos, alguns em estado bem grave.

O acesso é difícil.

A mídia só informa os problemas enfrentados pelos humanos.

Somente hoje mostraram uma senhora sendo resgatada com o cãozinho no colo e o animal sendo arrastado pela correnteza.

Segue os dados que consegui coletar dos Protetores da Região:

GAPPA – Itaipava

O Lar Provisório que possuímos no Vale do Cuiabá foi invadido pelas águas e muita lama, o que, infelizmente, resultou na perda de muitos animais que ali se recuperavam ou aguardavam adoção. E pior, ficará sem poder ser utilizado por muito tempo, tão grandes foram os estragos.
Postamos no YouTube um video mostrando um pouco da situação na ponte que dá acesso à nossa casa, pouco depois das águas baixarem. 

Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Coordenador de Atividades
GAPA-MA
www.gapaitaipava. org.br


Abrigo da Serra
Os canis foram destruídos pela chuva e pelo vento, e muitos animais ficaram gravemente machucados...alguns estão com cortes muito profundos e estão gritando de dor... Provavelmente estão com traumatismo. 

Eliane T. M. Leão (tel: 21-9533.2956)
BaNco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 39911-6

Cristiane Gonçalves da Silva - Veterinária responsável - Clínica Meu Xodó (tel: 21- 2644.4253)
Banco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 33437-5


Bebete Filpi
Mais de 500 animais, entre cães, gatos e outros animais... o muro do canil está caindo, e o rio passa ao lado. Se este muro cair, mais cães irão morrer.

Maria Elizabete L. Filpi 
Banco Itaú 341 
Agência 7037 
C/C 01416-9 
CPF: 402.923.807-63

   A mídia não divulga a situação dos animais, somente dos humanos!!! Quem puder colaborar, por favor faça o mais rápido possível!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Devemos salvar baleias de papel, baleias virtuais ou baleias reais?

   Uma coisa que há algum tempo vem chamando a minha atenção é a Defesa das Baleias na Antártida. Começou quando assisti ao programa "Defensores de Baleias", no canal Animal Planet.

   Fiquei enlouquecida vendo as cenas emocionantes da equipe de Paul Watson, todos destemidos e com muita vontede de lutar contra a caça às baleias. Desde então comecei a ler mais sobre o assunto (tá, assumo que não tanto, em razão da falta de tempo), e nessa semana eu coloquei o blog do Gunter Filho, ativista do Sea Shepherd, que nesse momento está embarcado no Steve Irwin com a Operation No Compromise.

   Bom, por que eu falei tudo isso? Porque hoje eu estava lendo as postagens no Twitter e achei essa postagem do ANDA News, que me interessou muito (até dei retweet), mas eu achei ainda mais interessante postar aqui no blog, para que todos, até quem não tem Twitter possa ler! Follow me!

   É um comentário do Paul Watson acerca da atual postura e ativismo do Greenpeace. Leia a matéria que é muito interessante, caso queira ver a matéria no site da ANDA, clica aqui

   Beijos a todos e comentem, ok?! Espero que eu tenha leitores...rsrsrsrs

O que faz Greenpeace?


   Como co-fundador do Greenpeace, estou um pouco preocupado de que a liderança atual do Greenpeace esteja perdendo a noção da realidade. O Greenpeace não enviará seus navios para o Oceano Antártico para defender as baleias. Em vez disso, eles agora têm um jogo onde as baleias podem ser salvas virtualmente. Por que percorrer todo o caminho remoto, frio e hostil para o litoral da Antártida, quando você pode salvar as baleias na sua sala de estar  jogando o “Greenpeace Salve as Baleias”?
   Aliás, se você fizer uma doação para o Greenpeace, o mesmo enviará ao presidente Barack Obama uma baleia de origami em seu nome.
    Este é o último apelo do Greenpeace:
   “Trinta e cinco anos atrás, o Greenpeace se tornou a primeira organização a enfrentar as frotas de caça comercial de baleias em alto mar”.
   Mas o que eles estão fazendo agora é isto:
   “Se você doar hoje, a equipe do Greenpeace também vai entregar uma baleia origami com o seu nome à Casa Branca. E nós vamos garantir que todo mundo veja o seu apoio ao compartilhar as imagens das baleias de origami em todo o mundo”.

John Hocevar, Diretor de Campanhas de Oceano do Greenpeace

   John Hocevar tinha apenas 4 anos de idade quando Bob Hunter e eu fomos os primeiros a nos colocar entre oito cachalotes fugindo e um arpão soviético. Todas as pessoas que estiveram conosco nesse dia não fazem mais parte do Greenpeace. Então John, podemos dizer que o Greenpeace foi a primeira organização a enfrentar a caça comercial, mas posso dizer que eu e meus companheiros fomos os primeiros a fazer isso e, por isso, porque vimos as baleias morrerem na nossa frente, e porque nós quase morremos naquele dia, nós ainda permanecemos firmemente presos à realidade da caça de baleias.
   É por estas razões que eu fico irritado com a banalização do que fizemos, e aquilo que temos feito há três décadas e meia. Para nós as Baleias não são uma abstração!
   Um par de anos atrás, John Hocevar também escreveu:
   “Estou ansioso para um Dia Mundial dos Oceanos, onde eu possa tomar uma cerveja e relaxar, sabendo que os oceanos estão bem. Espero sinceramente que isso não implique uma viagem no tempo ou uma viagem intergaláctica”.
   Não, para John implica em jogos virtuais e baleias de origami.
   Agora por que isso me perturba? Porque a Sea Shepherd está enviando três navios e 88 voluntários até o Oceano Antártico, neste exato momento. Estamos aqui agora, esperando os assassinos e prontos para defendermos os inocentes. Nós não estaremos em casa no Natal, não vamos entrar no Ano Novo com os nossos amigos e familiares, e não vamos jogar o videogame ‘’salve as baleias’ caçando baleeiros virtuais em uma tela de computador.
   Nós não gastamos dinheiro em massivos apelos de mala direta e não pagamos pessoas para ficarem nas ruas de todas as grandes cidades do mundo pedindo dinheiro. Os fundos da Sea Shepherd são gastos em campanhas, porque eu descobri há muitos anos que existem dois tipos de organizações: aquelas que agem e aquelas que enviam e-mails!
   O Greenpeace foi uma organização que agia, em seus navios e no campo, sendo eficaz, salvando as baleias da morte! Agora é uma organização de envio de e-mails, uma organização representativa, nos escritórios, recolhendo o dinheiro, e fazendo baleias de origami!
   Enquanto o Greenpeace faz isso, e enquanto John relaxa com sua cerveja, nós somos os caçadores reais de navios baleeiros em tempo real. Este é o sétimo ano que passamos o final do ano defendendo as baleias na parte inferior do planeta. Nossos navios custam dinheiro e não temos o suficiente para andar por aí. Nós lutamos para conseguir combustível para nossos navios e mantimentos para os voluntários. O Greenpeace, por outro lado, tem uma máquina de arrecadação muito eficaz conseguindo dezenas de milhões de dólares para “salvar as baleias”.
   E o que eles estão fazendo? Enviando baleias de papel origami para o presidente dos Estados Unidos! Não é o primeiro-ministro do Japão, ou o Imperador do Japão, ou os primeiros-ministros da Islândia, Noruega ou Dinamarca, mas para o presidente de um país que já se opõe à caça comercial de baleias e não se envolve em caça comercial de baleias!
   O que está errado com este retrato? A resposta é uma total desconexão com a realidade. Trata-se do Greenpeace aproveitando a oportunidade de conseguir grandes contribuições para uma despesa muito pequena. Por que gastar centenas de milhares de dólares em combustível e provisões, equipamento e despesas, quando você pode alugar alguma casa para enviar mala direta e baleias de papel origami para o Presidente?
   Eu posso apenas imaginar o presidente dos Estados Unidos pegando o telefone e dizendo: “Oi Naoto, me desculpe, mas você poderia dar um jeito em seu baleeiros irritantes e seus assassinos de golfinhos nojentos, por favor. Estou ficando absolutamente inundado com estes origamis, e, francamente Sr. Primeiro-Ministro, algo tem que ser feito sobre isso. Sim, eu sei que eu não posso te dizer o que fazer, Naoto, mas o Greenpeace me disse que eu tenho que lhe dizer para parar a matança de baleias e golfinhos, porque eles não gostam da Sea Shepherd dizendo a você o que fazer e bloqueando seus navios, e eles dizem que se eu não convencê-lo a parar a matança, eles vão me mandar mais desses origamis irritantes, e se eles fizerem isso o Al Gore vai me encher o saco por causa de toda essa papelada desperdiçada e eu não preciso disso, Naoto”.
   A Sea Shepherd tem uma equipe em Taiji, no Japão, desde o início de setembro, e vamos permanecer ali durante toda a temporada de abate de golfinhos, até o final de março. O Greenpeace nunca colocou os pés em Taiji para se opor à morte de golfinhos, e cita os massacres como “tradicionais”. A Sea Shepherd tem ido nas ilhas Galápagos desde 1999, trabalhando com os guardas para intervir contra a caça e a matança de tubarões. O Greenpeace nunca se envolveu nesta questão. O Greenpeace também não está fazendo nada para salvar as focas ou parar a pesca ilegal. O Greenpeace também não está aqui no Oceano Antártico, onde a matança das baleias pode começar logo na próxima semana. Eles têm navios. Eles têm os recursos, mas eles estão ocupados demais fazendo passeios de angariação de fundos ou pendurando banners em algum lugar.
   Eu disse a eles que poderíamos usar a sua ajuda. Eu disse a eles que iríamos cooperar com eles e lhes dar as coordenadas dos baleeiros uma vez que fossem localizados, mas eles se recusam a responder. Eles nem sequer me enviaram uma daquelas baleias origami para me acalmar, o que achei que eles iriam fazer, considerando que eles acreditam que as baleias origami vão convencer o presidente dos Estados Unidos a tomar medidas contra o Japão.
   Não, eles não querem que você faça uma doação para financiar um navio e uma tripulação para intervir contra os baleeiros, mas com a sua doação você irá obter uma baleia de papel origami com seu nome, enviada ao presidente dos Estados Unidos.
   Tudo o que sei é que estou em um navio no Oceano Austral e o mar está batendo no nosso navio enquanto eu escrevo isso com minha cadeira deslizando para trás e para frente. O vento uiva lá fora e o granizo desliza pelos vãos. Enquanto isso, em algum lugar aqui perto, a frota baleeira japonesa está se dirigindo para o Santuário de Baleias do Oceano Antártico, com a intenção de matar mais de mil baleias.
   E onde está John? Relaxando com uma cerveja, provavelmente após a festa de Natal muito custosa do Greenpeace. E no dia de Natal, enquanto ele corta um pedaço de peru e coloca algumas colheres de recheio em seu prato, ele irá sorrir e agradecer por poder estar em casa comemorando com sua família, porque o Greenpeace substituiu os navios reais e a verdadeira paixão por videogames e origami.

É isso aí Capitão Paul Watson!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Obama aprova lei que exige identificação de produtos feitos com pele de animais

Notícia publicada em 03/01/2011 no site da ANDA

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)


   A verdade liberta – liberta de qualquer chance de que um americano compre pele de um animal por acidente. O presidente dos Estados Unidos, Obama, assinou o Truth Fur Labeling Act, lei que exige que todo produto que contenha pele de animais, não importa a quantidade, tenha especificada na etiqueta a espécie do animal e seu país de origem. A lei anterior não exigia identificação do produto a não ser que custasse mais de U$150, deixando compradores no escuro, sem que soubessem se estavam comprando pele real ou falsa.

Foto: Reprodução/PETA

E falando em roupas com peles, vale reproduzir a fala da comediante Elayne Boosler sobre a nova lei: “O Congresso aprovou a verdade em etiquetas de produtos com pele. De agora em diante, todo produto que contenha pele terá uma etiqueta que dirá ‘Essa roupa está sendo vestida por uma criatura fútil, narcisista e egoísta.”

Quer ler a matéria no site? Clique aqui



Observações da autora do blog: Adorei a fala da atriz Elayne Boosler, não consigo entender como as pessoas conseguem vestir uma roupa de algo que já foi um animal!!! Cruel, muito cruel...