quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As chuvas no RJ e os animais

   Quem me conhece pessoalmente ou convive comigo no orkut, sabe que eu sou muito crítica quanto a essa mobilização acerca de desabamentos por causa das chuvas.
   Não que essas pessoas não mereçam ser socorridas, mas o que me deixa chateada é que todo ano esses fatos se repetem, em 2010 foi em Angra, e agora 2011 foi na Região Serrana.
   Acho que o efeito midiático é muito maior, é bonito colocar as pessoas que perderam tudo para reclamar na televisão e dizer que o Poder Público não faz nada. 
   Ocorre que o que ninguém diz é que o morro está descendo em razão do desmatamento, seja pelos pobres ou pelos ricos (sim, porque rico adora uma casa bonitona no morro). O desmatamento não é o único responsável, sabe aquela latinha de refrigerante que você jogou pelo carro? Aquele papelzinho do salgadinho que comeu e jogou no chão? Na maioria das vezes, as pessoas pensam que um único papel não faz mal, mas imagina se milhares de pessoas fizerem o mesmo? O resultado é o que estamos assistindo: desabamento, mortes, tristeza.
   Para piorar, quem mais sofre são os animais, que em nada contribuíram para isso e diversas vezes não conseguem ser salvos.
   Na Região Serrana do RJ não é diferente, leia o relato do Patas e Patas acerca da situação:


Como deve ser do conhecimento de todos, um grande temporal cai e vai continuar caindo, por mais alguns dias, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Itaipava e Teresópolis são sede de três protetores.

Itaipava: GAPPA
Teresópolis: Abrigo da Serra e Bebete Filpi

Todos sofreram grandes danos, todos perderam animais.

A tragédia é semelhante para todos: muros arrastados, canis destruídos, animais mortos e feridos, alguns em estado bem grave.

O acesso é difícil.

A mídia só informa os problemas enfrentados pelos humanos.

Somente hoje mostraram uma senhora sendo resgatada com o cãozinho no colo e o animal sendo arrastado pela correnteza.

Segue os dados que consegui coletar dos Protetores da Região:

GAPPA – Itaipava

O Lar Provisório que possuímos no Vale do Cuiabá foi invadido pelas águas e muita lama, o que, infelizmente, resultou na perda de muitos animais que ali se recuperavam ou aguardavam adoção. E pior, ficará sem poder ser utilizado por muito tempo, tão grandes foram os estragos.
Postamos no YouTube um video mostrando um pouco da situação na ponte que dá acesso à nossa casa, pouco depois das águas baixarem. 

Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Coordenador de Atividades
GAPA-MA
www.gapaitaipava. org.br


Abrigo da Serra
Os canis foram destruídos pela chuva e pelo vento, e muitos animais ficaram gravemente machucados...alguns estão com cortes muito profundos e estão gritando de dor... Provavelmente estão com traumatismo. 

Eliane T. M. Leão (tel: 21-9533.2956)
BaNco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 39911-6

Cristiane Gonçalves da Silva - Veterinária responsável - Clínica Meu Xodó (tel: 21- 2644.4253)
Banco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 33437-5


Bebete Filpi
Mais de 500 animais, entre cães, gatos e outros animais... o muro do canil está caindo, e o rio passa ao lado. Se este muro cair, mais cães irão morrer.

Maria Elizabete L. Filpi 
Banco Itaú 341 
Agência 7037 
C/C 01416-9 
CPF: 402.923.807-63

   A mídia não divulga a situação dos animais, somente dos humanos!!! Quem puder colaborar, por favor faça o mais rápido possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário