sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Campanha - Doação Responsável!

   Olá pessoal!!!!

   Bom, o que me traz aqui é essa postagem da Otávia do blog Amor e Miados e também do Projeto Felinos Urbanos.

    Doar um animal não é simples assim, não é achar uma família e deixálo por lá, sem saber se os responsáveis irão castrar ou não. 

   Embora os adotantes assinem um termo de responsabilidade, isso não quer dizer que vá cumprir rigorosamente o que prometeu, se tem gente que deixa de cumprir até contratos milinários, quem dirá um termo de responsabilidade. 

    Então eu participo e dou todo meu apoio nessa campanha, já repassei no Facebook e agora publico no Direito Animal. Os pseudo-protetores não podem prejudicar a imagem dos protetores sérios, logo, se você que está lendo o blog concorda comigo (e eu acho muito difícil que não concorde), participe dessa campanha também!

   Divulgue essa imagem em suas redes sociais, seus blogs e sites, e vamos colaborar para o sucesso da Doação Responsável.

   Segue abaixo o texto da Otávia, retirado do site Amor e Miados.

"Essa semana cheguei ao meu limite. Cansei de ver pseudo-protetores repassando animais sem nenhum critério, mesmo sabendo o que deve ser evitado, ignorar tudo para se livrar do bicho o mais rápido possível e assim economizar.

Se não for para agir 100% dentro da DOAÇÃO RESPONSÁVEL, faça um favor para os protetores que realmente agem de acordo e para os bichos: NÃO SE META!

A proteção de animais é algo SÉRIO e todo o trabalho de gente honesta e idônea pode ser colocado por terra quando um único imbecil decide doar um animal sem castrar e sem regras para o adotante.

Não podemos nos contentar com adotantes que deixam o bicho ter acesso à rua, que são contra castração e que não dão alimentação adequada.

O fato de alguém ter escolhido um bicho para adotar não significa que essa pessoa será a unica interessada - a não ser que você seja incompetente para encontrar bons adotantes - e NUNCA devemos achar que o adotante, ao escolher um "animal de rua", está fazendo um favor e não deve ser contrariado.

Animais resgatados NÃO SÃO cidadãos de segunda classe. Eles merecem o melhor que possamos encontrar, pois a maioria deles já veio de um ser humano sem caráter.

Em grandes cidades os animais já podem ser castrados aos 2 meses de idade, gratuitamente ou a baixo custo.

Compreendo mais do que ninguém que em algumas cidades os veterinários não são esclarecidos ou capacitados o suficiente para realizar cirurgia pediátrica, mas cabe a pessoa que doou ficar em cima e não recuar até que o bicho doado tenha idade adequada para o procedimento, entre os 4 meses e 6 meses de idade.

Eu já passei por situações de doar animais sem castrar por serem muito jovens e me arrependo enormemente. A gata fugiu no dia da cirurgia, um dono simplesmente sumiu quando falei de esterilizar o gato e uma adotante deu sumiço no animal, repassando para outra pessoa sem avisar.

E a cada bicho que passa por mim e não é esterilizado, todo o meu trabalho foi por agua a baixo, todo o tempo, amor e dinheiro investidos.

Quando aquele único animal é responsável por centenas que estarão sofrendo nas ruas ou caindo na criação de fundo de quintal, eu tenho minha parcela de culpa, não importa o motivo.

Está mais do que na hora de PARARMOS de achar normal que um animal seja doado sem castrar. Isso é o MINIMO, é o MAIS IMPORTANTE e NÃO É NEGOCIÁVEL ou OPCIONAL!

Lanço uma campanha para que as pessoas que querem doar tenham consciência do problema que estão gerando e de como é nocivo que alguém que - se diz - protetor de animais burle uma das regras mais importantes para o bem estar dos mesmos.

Não divulgo animais que não estejam esterilizados.
Não serei cúmplice de abandonos futuros.


Por favor, repassem em suas redes sociais".

2 comentários:

  1. uma vez ajudando em uma feira de adoção, um homem queria adotar um cãozinho, q ate estava bem dispotado por ser o mais bonitinho, mas ele se recusou a assinar dizendo q iria castrar, dai tomaram o cachorro dele, ele ficou revoltaderrimo! fez escandalo, gritou! nossa! mil vezes dar para aguem q iria castrar né? bjsss

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carol, o ideal é doar já castrado, mas as vezes não dá, então tem que fazer assinar o termo. O problema é que mesmo assim tem gente que não castra!!! Eu tenho certeza que essa negativa de castração é para reprodução sem qualquer controle e depois ainda tenta vender como se fosse de raça!! Um absurdo!!!

    ResponderExcluir