sábado, 8 de outubro de 2011

Mitos e verdades sobre as doenças transmitidas pelos animais ao homem




   Muito se fala sobre as doenças que são transmitidas pelos animais de estimação.  Mas nem todas elas estão corretas. Confira algumas delas:

A mordida e a baba do cachorro transmite a raiva?

Parcialmente correto: Os animais com hidrofobia (ou raiva) salivam muito por não conseguirem engolir a própria saliva. Apesar de a doença ser transmitida através da mordida do cachorro, apenas os animais infectados transmitem a raiva. Porém, a maioria dos cães não é portadora do vírus, principalmente os vacinados.

Cachorro que corre em volta do rabo é louco ou está com hidrofobia?
Errado: Esse comportamento pode ser provocado por costume mesmo ou por um ataque convulsivo. Mas não indica que o animal está infectado pela raiva.

O gato transmite alguma doença para mulheres grávidas?
Parcialmente correto: Gatos e pombos podem transmitir toxoplasmose para as pessoas; mas precisam estar infectados para tanto, e a mulher grávida precisa ter contato com as fezes do animal infectado e levar até a boca para se infectar.  Os gatos domésticos podem contrair toxoplasmose através da carne crua ou pela ingestão de pombos e outras aves. Sem apresentar sinais clínicos da doença, esses animais transmitem-na pelas fezes, quando estão com baixa resistência. As grávidas que contraírem toxoplasmose poderão ter sérios problemas com o feto.

Cachorro na praia transmite doenças?
Parcialmente correto: Nem todos. Se o cão estiver com vermes e defecar na areia, os ovos microscópicos dos parasitas se transformarão em arvas; e essas, por sua vez, podem penetrar na pele  dos banhistas causando o chamado “bicho geográfico”. Os cães vermifugados não transmitem as larvas.

Gatos transmitem asma para as pessoas?
Errado: Asma, bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática ou asma brônquica são doenças alérgicas, não transmissíveis. Crianças ou adultos portadores de asma podem ter crises ao entrarem em contato com os pêlos de gatos e outros animais. A pelagem ou os ácaros presentes nela são os responsáveis pelas crises.
Fonte: Animais SOS

Nota da dona do blog:
Só preciso fazer 1 observação quanto à pergunta da Toxoplasmose: Embora o gato possa transmitir a Toxoplasmose para a gestante, isso só vai acontecer:

1- Se o gato estiver contaminado, pois gatos criados com "posse responsável" dificilmente serão contaminados.
2- Se a gestante manusear a caixinha de areia sem luvas e logo depois levar suas mãos à boca. 
3- Se você comer carne mal passada (aquela que muita gente adora ver o sanguinho escorrer...blergh!!!!) ou verdura mal lavada, do que pelo contato como gatinho.

Por isso o meu conselho é: Se vc está grávida, não se desfaça do seu gatinho, apenas evite manusear a caixinha de areia, caso não tenha quem faça isso por você, tome todas as precauções e aproveite para agarrar muito o seu felino! Ele merece!!!

Eu ainda vou fazer uma postagem só sobre esse assunto, precisamos acabar com a cultura que o gato é o ÚNICO transmissor da Toxoplasmose e que gatos e nenéns não podem conviver. Eu já tenho decidido, quando engravidar, se minha médica falar que preciso me desfazer do gato, ME DESFAÇO DA MÉDICA! Simples assim!!!

Bjao para todos!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário