quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Maus-tratos aos animais é crime! Depoimento...

   Eu tentei postar no feriadão, mas a minha net é muito lenta e por isso não consegui, estou postando o depoimento da Ana do Blog Trendy Twins (que eu adoro!!!!).
   Muito emocionante e também muito triste saber que essas coisas acontecem com os nossos pequenos bichinhos, que são tão inocentes e indefesos.


Mundo Alfa
(por Ana - Trendy Twins)

   Faz muito tempo, li uma entrevista com a Jodie Foster que me deu aversão à atriz: em certo momento, ela dizia que quando encontrava um passarinho caído, seu primeiro impulso não era ajudar, e sim chutá-lo pra longe.

   Não sei se ela realmente disse coisa parecida, afinal não dá pra confiar em edição de entrevista - quanta gente famosa vive reclamando que distorceram suas palavras? Mas a verdade é que nunca mais a vi com os mesmos olhos. Claro que dava pra entender a metáfora. Ela quis dizer, se é que realmente disse, que valorizava pessoas "fortes" e não sentia simpatia pelas "fracas". Mas isso me marcou não só pela questão real, essa cultura do - me desculpem, não tem outra forma de colocar isso - fodão, como também pela imagem fornecida por ela. Afinal, que tipo de pessoa chuta pássaro ferido?

   Porque eu tenho problemas com os dois lados da frase. Não me identifico com quem não sente compaixão por quem se encontra em desvantagem de qualquer tipo, física, social, educacional, financeira, emocional, etc. E definitivamente não me identifico com quem faz maldade com bicho. Quem se acha melhor que outras pessoas (ou espécies) geralmente acha que tudo bem passar por cima de quem e do que for em nome do que ambiciona, sem culpa ou vergonha. Daí pra humilhar subalterno é um pulo. Não, não é esse tipo de gente que eu admiro. Pra mim, ser fodão é praticamente sinônimo de ter falha de caráter. Às vezes eu até acho que não tem espaço pra mim nesse mundo de alfas, viu, porque não me adapto.

   E tem os casos mais graves, os psicopatas-borderline com os quais a gente lida no cotidiano. Foi um desses que acabou com o meu dia. Eu tenho que falar pra tirar do sistema, pra amanhã poder voltar a falar de cor de batom. Me desculpem por sair do tipo de texto que vocês encontram sempre aqui.

   Moro num condomínio de beira de praia, e os moradores da área sempre tiveram de lidar com o descaso de muita gente do tipo que descrevi acima. Gente que joga animal de estimação fora, por exemplo. Aí aquele monte de bichinho perdido, que sempre teve o que comer e onde dormir tendo que lidar com fome e que apanhar dos que já estão calejados de rua. Eu mesma já trouxe três pra casa, em diferentes momentos, e foram dos animais mais carinhosos que já tive.

   Faz quase um ano, apareceu um viralatinha amarelo, super bonachão e sorridente na entrada do condomínio. Adotou o espaço, e foi rapidamente adotado pelos porteiros e alguns moradores. Várias pessoas (eu, entre elas) tentaram carregá-lo pra casa. No fim, foi preciso aceitar que ele não estava atrás de dono, nem de cama quentinha. Podiam levar pra casa, mas ele sempre achava um jeito de voltar pra rua, pro cantinho que já era dele. Pirulito era cachorro-passarinho.

   Aos poucos, ele formou um grupo. Ele, o Barbicha, e duas fêmeas que a gente chama de Odaliscas. E era um grupinho super do bem. Nunca brigavam entre si, estavam sempre brincando e dormindo pertinho uns dos outros. E adoravam os moradores que cuidavam deles. A gente levava comida, água, fazia carinho. Eles reconheciam até os carros, davam alerta de noite quando aparecia alguém no calçadão, nunca atacaram ninguém. Enfim, não faziam mal. Claro que alguns moradores não gostavam deles, mas ainda não tinha sido caso de reunião de condôminos.

   Por um tempo, apareceu um doberman viralata, que tentou puxar briga com o Pirulito, mas ele era tão safo que escapou da encrenca fingindo que aceitava a lei do mais forte que ele. Como sempre fazemos, levamos o doberman pro veterinário castrar, achando que isso daria jeito na agressividade. Não deu tempo de ver se ia dar certo; mal chegou, um morador da área, que já demonstrou de várias formas que algum grau de psicopatia possui, jogou um de seus pitbulls em cima dele. E lá foi o bichinho quase morto de volta pra veterinária. Acabou dando uma sorte danada, melhorou e foi adotado. Dois problemas resolvidos, porque a paz voltou a reinar no portão. Por algumas semanas, pelo menos.

   Ontem o tal morador da área se mudou aqui pro condomínio. E a primeira coisa que fez foi dizer pra quem quisesse ouvir que ia dar um jeito nos bichos da rua. Coincidência ou não, hoje recebi o telefonema que tava temendo: os quatro cachorros tinham sido envenenados. Larguei tudo e corri pra portaria, ligando do celular pro veterinário. Barbicha tava quietinho, uma das Odaliscas por perto, outra sumida, e o Pirulito mais lá na frente na rua. Fui até ele com o coração na mão, chamando, e ele não se mexia. Quando eu cheguei perto ainda pedi pra ele se levantar, mas ele já tava morto, e foi uma das cenas mais tristes que já vi. Sei que é maldade pensar assim, mas puxa, logo o Pirulito. Foi como se tivessem matado um bicho meu, o meu sofrimento hoje é esse.

   O veterinário conseguiu medicar a tempo os outros, inclusive uma das fêmeas que a gente estava dando como perdida. Vou fazer BO e ligar pra Suipa, mas assim, por desencargo de consciência, porque sei que não vai acontecer nada. Ninguém viu nada, e mesmo que tivesse um vídeo mostrando o covarde que deu comida pra eles, isso pouco significaria. Se ele tivesse colocado fogo em índio escaparia, não é isso que acontece? Mas assim, eu acredito muito em outro tipo de justiça, e dessa ninguém escapa não. Porque mal é coisa que SEMPRE volta pra quem faz, não importa quanto demore.

   Eu super entendo que gostar de animais não seja obrigação. Eu mesma não gosto de todos, mas assim, não gosto, fico longe. Não entendo é matar um bicho que não tá te fazendo mal. Que não tá fazendo mal pra ninguém. Já vi um primo fazendo tanta ruindade com um morcego que eu vomitei. E eu não gosto de morcegos. Tenho medo de quem tem coragem de matar cachorro (que quase todo mundo associa com família), e com veneno de rato ainda por cima. Fazer uma coisa sabendo que vai causar um sofrimento. É esse reconhecimento da maldade que me apavora. Quem é capaz de colocar chumbinho num naco de carne, é capaz de muitas outras coisas ruins também.

   Não consigo entender o prazer na crueldade, seja com bicho, seja com gente. Pena que parece que esse grupo seja minoria. Né?

2 comentários:

  1. Está lindo seu blog, cada dia aprendo mais!
    que bom que você gostou, fico muito feliz..
    precisarei de umas dicas e ajudas no blog, ainda não consigo mexer direito.. rs
    ah! eu estava te seguindo pela conta do google
    mas não estou conseguindo trocar para o meu blog
    se vc puder, exclui, que vou te seguir pela conta do blog.
    Um beijão no seu coração e que você possa
    plantar muitas outras sementinhas.

    ResponderExcluir
  2. hummm vou excluir não...é tão legal ver o nº de seguidores crescendo e vc quer que eu exclua??? rsrsrsrs nem pensar!!!! rsrsrs

    Pode deixar que eu ajudo sim, embora ainda esteja aprendendo tbm, mas não tenha medo, pode fuçar tudo pq depois vc pode desfazer...

    Faça um twitter p o blog tbm!!!! Assim vc divulga tbm no twitter!!

    bjao!!!!

    ResponderExcluir